Estaca escavada, conhecida também como estaca de trado ou estaca escava sem fluídos, consiste em um sistema de perfuração através de equipamentos mecânicos rotativos como a perfuratriz.
A execução da estaca ocorre através da perfuração do solo com uso do trado mecânico, sem necessidade de revestimento ou fluído estabilizante. O objetivo desse processo é a perfuração e logo após o preenchimento do local com concreto.
Esse modelo de estaca se destaca por sua capacidade de execução até mesmo nas rochas mais resistentes, se caracteriza também como um equipamento ágil e adaptável para uma variedade de solos.
Apesar desse tipo de estaca não ser aplicável em solos com interferência causada por lençóis freáticos ou com coesões, ainda sim é referencia em situações que exijam mobilidade do equipamento e maior produtividade.
Projetos que exigem resistência a sobrecargas tem como característica bases mais largas e escavações mais profundas, a transmissão da carga ao terreno pode ocorrer pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) como também por uma combinação das duas. Nesse tipo específico de fundações incluem-se as estacas e os tubulões.
Os tubulões classificam-se como modelos de estacas escavadas mecânicas ou manuais e é utilizado frequentemente em projetos que se caracterizam por uso em estruturas com cargas elevadas.
Esse tipo de estaca possui uma base alargada, se diferenciando das demais, o que garante sua fácil adaptabilidade aos diferentes tipos de terrenos. Sua aplicabilidade é optável quando o solo garante estabilidade e onde os níveis de água não estejam presentes.